domingo, 8 de janeiro de 2012

RG INDICA #17 - DE 09/01 a 13/01

Muitas mudanças e novidades na TV brasileira (e principalmente, recifense) mexem com a nossa agenda no #RGIndica dessa semana.

SEGUNDA (09/01) – TROCA DE EMISSORAS AGITA PERNAMBUCO

  
Veja o que muda a partir de amanhã na TV pernambucana.

   A partir do primeiro minuto desta segunda-feira, uma grande mudança ocorre na televisão pernambucana. Trata-se da troca das cabeças de rede (as emissoras nacionais) entre afiliadas (as retransmissoras locais). Explicando melhor: a partir do dia 09 de Janeiro de 2012, a Rede Record deixará as dependências de sua atual afiliada pernambucana, a TV Tribuna, para se dirigir à Rua do Veiga, onde está a TV Clube, (até então) afiliada da Bandeirantes. Com isso, a Tribuna voltará às origens e retransmitirá a Band mais uma vez, algo que tinha acontecido entre os anos de 1991 à 1998. Essa troca de emissoras partiu, principalmente, da TV Tribuna, que não estava cedendo às pressões da emissora da Barra Funda de mudar (ou seria moldar?) a sua programação local aos padrões da Record, que exigia a adoção dos nomes “Balanço Geral”, “NE no ar” entre outros em suas atrações locais. Como emissora e afiliada não se entendiam mais, não viram outra saída a não ser a dissolução da sociedade. Para isso, os executivos da Record sondaram outras emissoras locais a fim de aceitar a sua programação. A TV Jornal, afiliada do SBT em Pernambuco, foi uma delas, mas também não aceitou a mudança em seus programas. A TV Clube foi procurada e aceitou a proposta (a emissora do Bispo comprou 60% das ações do Diários Associados, tendo direitos sobre todos os veículos de comunicação pertecentes a ela [Rádio, Jornal, TV e Internet de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte]). O Sinjope (Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco) anunciou a troca em caráter oficial via Twitter no dia 08 de Novembro de 2011, mas só no meio de dezembro as emissoras envolvidas se pronunciaram.
   Amanhã além das estreias mútuas nos canais 4 e 9, respectivamente, na TV Clube a mudança será mais radical. Há rumores de que até o nome da emissora será trocado, pois já estão sendo produzidas vinhetas apenas com a marca “Record Nordeste” (qualquer semelhança com a “Globo Nordeste” é mera coincidência. #será?). Os programas habituais locais também darão lugar aos títulos e logos padrão dos programas da emissora da Barra Funda,  como o telejornal “Aqui Comunidade com Jota Ferreira”, que sai de vez para dar lugar ao “PE no Ar”, com Nadya Alencar. A Rede Record tá tão empolgada com a nova fase em Pernambuco que trará parte de seu casting para a festa de inauguração da afiliada, com direito à jornalista Ana Paula Padrão fazendo cobertura da solenidade, aqui em Recife, ao vivo para todo o Brasil, durante o "Jornal da Record". Um evento único e histórico para a TV Pernambucana que não vale a pena perder. No mais, sejam bem-vindas TV Tribuna/Band e TV Clube/Record.

SINTONIZE: A troca de emissoras acontece a partir das 00hs. de domingo pra segunda na Tribuna (canal 4) e TV Clube (canal 9).

TERÇA (10/01) – DERCY COMO ELA É...

Dercy de verdade (com palavrões e tudo!) na tela da Globo.

   A Rede Globo tem duas importantes estreias nesta terça-feira. Além da 12ª edição do reality-show “Big Brother Brasil”, na sequência entrará o primeiro capítulo da microssérie “Dercy de Verdade”. O nome da obra não poderia ser mais propício, pois a ideia é expor um lado da história da grande comediante Dercy Gonçalves que poucos conhecem e/ou ignoram. Pobre e humilde, ela sofreu com os maus tratos do pai Manuel (interpretado por Walter Breda) e com a hostilidade da vizinhança. Até do côro da Igreja ela foi expulsa: Diziam que eu era puta. Eu nem sabia o que era puta, eu já era puta!”, dirá Dercy em uma das cenas que vai ao ar neste primeiro episódio. Numa verdadeira viagem no tempo e pela história da artista, a série revisitará lugares e situações, apresentando personagens que foram fundamentais para impulsioná-la ao seu destino de sucesso e reconhecimento. Ao todo serão três Dercys que veremos na série: a Dercy de 12 anos será interpretada por Luíza Perissé,  filha de Heloísa Perissé, que fará Dercy dos 30 aos 50 anos. A última fase da comediante (a partir dos 50 anos) será interpretada por Fafy Siqueira, que, segundo a própria Dercy – ainda em vida – disse que ela era a única que poderia imitá-la quando morresse. “Dercy de Verdade” é uma microssérie com autoria de Maria Adelaide Amaral, baseada na obra “Dercy de Cabo a Rabo”, da própria autora, com colaboração de Leticia Mey, e direção geral e de núcleo de Jorge Fernando. Imperdível!

SINTONIZE: “Dercy de Verdade” estreia nesta terça a partir das 23h20. (horário de Brasília)

QUARTA (11/11) – SER NERD NÃO É FÁCIL... RJ BERGER QUE O DIGA!

No maior estilo "American Pie" para adolescentes, The Hard Times é uma opção na MTV.

   Nas noites de quarta e sexta-feira, a MTV Brasil leva ao ar um episódio da série “The Hard Times of RJ Berger”, algo que pode ser traduzido como “Os tempos difíceis de RJ Berger”. Sucesso na MTV americana com duas temporadas, o seriado conta a história de um simpático perdedor chamado R.J. Berger, interpretado por Paul Iacono. Ele apanha dos valentões do time de basquete, sonha em pegar a mais gostosa do colégio e é um cara que tira boas notas em todas as matérias. Quase um “American Pie” para adolescentes, a série é bastante ousada na linguagem chula e em situações constrangedoras, mas que fazem parte do universo da adolescência, além de (acidamente) bem humorada. Para quem não gosta do bom-mocismo de High School Musical e afins, eis uma boa opção de história de colegial.

SINTONIZE: “The Hard Times of RJ Berger” vai ao ar às 23h30. (horário de Brasília)

QUINTA (12/11) – PAISAGENS DESLUMBRANTES NA TV BRASIL

Faça as malas e viaje com "Da Terra do Fogo a Tihuana".

   Para quem curte programas de viagem, o “Da Terra do Fogo à Tihuana”, da TV Brasil, é uma boa pedida. Essa programa é uma série de documentários produzidos pela produtora alemã Deutsche Welle. São oito filmes sobre a viagem de equipes de reportagens que percorreram 33.000 quilômteros na América Latina, do extremo sul à fronteira com os Estados Unidos. Ao longo do caminho, nas entrevistas com moradores, pesquisadores, empresários e políticos, entre outros, são reveladas opiniões, aspirações e visões de futuro da população. E, ainda, são abordados assuntos relacionados ao intercâmbio cultural e científico entre os países e a Europa. A diversidade geográfica, cultural e histórica, traçam conteúdos que variam de acordo com os aspectos relevantes em cada uma das paisagens. No programa desta quinta (que também é o quinto programa da série), veremos as belezas, as histórias e as características de algumas cidades da Colômbia e da Venezuela. Tudo começa na Colômbia para mostrar como é feito e cantado o hip-hop, em Medellin. Seguindo para Cartagena, como uma mistura dos ares caribenhos com o estilo colonial da arquitetura. Depois do giro colombiano, a equipe vai à Caracas, capital da Venezuela. Para terminar, uma visita ao Delta do Orinoco. Prepare as malas e viaje junto com eles!

SINTONIZE: “Da Terra do Fogo à Tihuana” é exibido às 00hs. (horário de Brasília)

SEXTA (13/11) – COMÉDIA ROMÂNTICA INÉDITA NO SBT

Uma boa opção para rir na sexta-feira.

   O SBT começou os trabalhos do projeto “Cinema 2012” para exibir filmes inéditos nesse período de férias. Nesta sexta em sua “Tela de Sucessos”, a “TV mais feliz do Brasil” leva ao ar um desses filmes recentes que ainda não foi exibido na telinha, que é a comédia romântica “Ele Não Está Tão Afim de Você”. De nome original “He´s Just Not That Into You”, este longa americano é datado de 2009 e tem no elenco estrelas como Jennifer Aniston, Drew Barrymore, Ben Affleck, Scarlett Johansson e Ginnifer Goodwin. Na sinopse, a romântica Gigi (Ginnifer Goldwin), sempre que leva um fora dos paqueras, prefere acreditar nas desculpas do que perceber que eles não estavam afim dela. Depois de mais uma decepção, ela encontra Alex (Justin Long), seu melhor amigo, que, com uma visão realista sobre relacionamentos afetivos, tenta mostrar pra ela como a mente dos homens funciona. O filme tem um pouco mais de duas horas de duração e promete divertir a sua sexta-feira.

SINTONIZE: A “Tela de Sucessos” com o filme “Ele Não Está Tão Afim de Você” vai ao ar a partir das 23hs. (horário de Brasília)


---------------------------------------------------------

A partir de agora, pra quem tá com pouco tempo (ou preguiça mesmo... rs!), você pode deixar uma opinião rápida no "RG na TV". Veja no rodapé do post as reações na sessão "O que dizer" e registre rapidamente a sua opinião. Mas seus comentários continuam super bem-vindos!

3 comentários:

  1. Estranho pensar que agora Edir Macedo é praticamente dono dos Diários Associados. Isso definitivamente não é bom.

    No mais adorei o post. Eu tava muito desatualizado nesses últimos dias.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das sugestões!

    Com certeza vou seguir algumas delas.

    bjs =)

    ResponderExcluir
  3. Consolidados Recife 2012

    ResponderExcluir