quarta-feira, 23 de maio de 2012

RG CRÍTICA #15 – CARROSSEL: DEMOROU, MAS SURPREENDEU!


A versão brasileira da novelinha mexicana estreou com o pé direito e surpreendeu positivamente em vários aspectos.

Eis a prova de como todo o SBT se envolveu com o projeto.

   Assim que assisti esse editorial acima do SBT Brasil, dois minutos antes da estreia da versão tupiniquim de “Carrossel”, achei uma tremenda forçação de barra. Também pudera: no último domingo não se falava em outra coisa na emissora da Anhanguera... “Carrossel” pra lá, “Carrossel” pra cá... Carrossel, Carrossel, Carrossel... Era visível o tom de aposta e otimismo do Silvio Santos e de todo o SBT para esta novela, que estava em fase de produção desde o segundo semestre do ano passado. O Dono do Baú falou em seu programa, no último domingo, que esperava que a trama “alcançasse os 15 pontos no ibope e derrubasse a Record de uma vez”. E por incrível que pareça, ele estava certo!
   Quando o SBT Brasil declarou seu encerramento ontem, o ibope da emissora apontava 6.4 pontos e a terceira colocação geral. Foi só começar a estreia da novelinha, que quatro minutos foram suficientes para colocar a emissora da Anhanguera na segunda colocação com 10.3 pontos. Estaria começando um grande sucesso? Pode apostar que sim!
   A trama adaptada por Íris Abravanel – esposa de Silvio Santos – surpreende a todos nos seus primeiros minutos pela impecável qualidade de imagem, fotografia, cenários e figurinos. Além da beleza técnica, muitos do elenco conseguiram mostrar ao que vieram logo no primeiro capítulo. O primeiro aplauso de pé é para a personagem central da novelinha: Rosane Mullholand conseguiu me passar o mesmo espírito e candura da Professora Helena que eu conheci no começo dos anos 90, quando fora interpretada pela inesquecível Gabriela Rivero. A diretora Olívia (Noemi Gerbelli) do século 21 também é muito parecida com a original mexicana.

Eles conseguiram cativar o público no primeiro capítulo!

   As crianças? Ah, as crianças... Esse elenco mirim que pretende nos envolver nos mais de 200 capítulos mostrou que sabem ser competentes. Destaco aqui cinco crianças: o ruivinho Kokimoto (Mateus Ueta), a romântica Laura (Aysha Benelli, filha de Simony), a chatinha da Valéria (Maísa Silva [sim! ela está se saindo muito bem!]), e o casal que vai dar muito o que falar: o cativante Cirilo (Jean Paulo Campos) e a megerinha Maria Joaquina (Larissa Manoela). As outras crianças também estão se saindo muito bem, mas algumas (poucas, felizmente) precisam ainda de alguns toques de interpretação.
   O capítulo inicial nos deu algumas boas surpresas. Além dos ótimos efeitos de passagem de cena, a edição de arte que deram na primeira chamada da Professora Helena com os alunos do terceiro ano da Escola Mundial, apresentando o nome de todos os personagens ficou perfeita, podendo funcionar até como abertura alternativa, como era feita na versão original. Mas a abertura oficial (que conhecemos apenas no fim do capítulo, pois não teve intervalos) conseguiu ser mais cativante ainda, em formato de dobraduras de papel. E não foi tão traumatizante ouvir Priscila & Yudi cantando o clássico tema de abertura “Carro-céu”.

A linda abertura de "Carrossel"

   E falando em trilha sonora, os produtores musicais da novela (Afonso Nigro e Arnaldo Saccomani) também acertaram em cheio! Três músicas em especial foram muito felizes em estar na trama, dando uma maior atmosfera fofa e infantil à novelinha. São elas: "Fico Assim Sem Você" (na voz de Roberta Tiepo), "Ao Mestre Com Carinho (To Sir, With Love)" (interpretada por Eliana) e "Não é Proibido", com Marisa Monte.
   Mas como nem tudo é perfeito, alguns deslizes aconteceram no capítulo 01 da trama: A cena em que Cirilo leva farinha na cabeça, salvando a Professora Helena, em plena sala de aula foi muito mal construída, com um corte de cena mal feito. Além disso, soou preocupante pra mim quando, no intervalo, a Professora Helena, ao ver a gordinha Laura comendo muito, tentou alertá-la com a seguinte frase: "Quando quiser recuperar a silhueta vai ser tarde." Fiquei me perguntando se esse período era realmente pertinente à doce professorinha para a sua aluna que acabara de conhecer.

Cirilo e a farinha: corte mal-feito estragou a cena.

  No fim, a repercussão do primeiro episódio foi muito positiva! "Carrossel" dominou os Trending Topics do Twitter, no Brasil e no mundo. Mesmo dando a Sílvio Santos 14 pontos de pico de audiência, 1 ponto a menos do que ele esperava, já pode ser considerado um grande feito. Pois o SBT não vê dois dígitos na área de dramaturgia desde a reprise da novela da extinta Rede Manchete: "Pantanal", em 2008.
  No segundo capítulo, o ibope só cresceu, o que já concretiza a resposta positiva dos telespectadores ao remake. "Carrossel" bateu 16 pontos de pico no ibope.
  Confesso que fiquei feliz em ver uma trama além-Globo bem feita e, até agora, bem construída, mesmo trazendo a novela para o século XXI, com computadores e tablets! A essência da trama mexicana, que cativou famílias inteiras nos anos 90, está mantida nesta versão brasileira. Vamos ver se o ritmo será o mesmo ao longo de seus mais de 200 capítulos. Nesse "Carrossel", definitivamente, vale a pena embarcar! #RGSuperRecomenda! =)

-----------------

Quer relembrar como era a versão original? Clique aqui e divirta-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário