terça-feira, 5 de março de 2013

RG RELEMBRA #04: PIORES CLIPES DO MUNDO (MTV – 1999/2002)



Relembre o programa que mostrava o pior da música e se tornou um dos melhores programas da MTV.

 Quando o lixo virou ouro na MTV Brasil.


    Foi no dia 07 de Março de 1999 que a Music Television do Brasil levava ao ar a estreia do “Piores Clipes do Mundo” sob a apresentação de Marcos (opa!), de Marina Person (sabia disso?). O programa tinha a intenção de mostrar, de forma bem-humorada, os clipes que “não tem tanta qualidade estética”. Como a própria Marina dizia: “não é a música que está em discussão, e sim o videoclipe”. A atração sempre girava em torno de um tema e os clipes que se encaixavam eram exibidos e “alfinetados” pelos apresentadores.

 Esse é um dos poucos registros de Marina Person comandando o "Piores"


   Apesar da estreia ter sido em 1999, foi no ano 2000 que o programa alcançou o seu auge ao ser comandado (agora sim!) por Marcos Mion, que tinha acabado de sair do seriado “Sandy & Junior” na Rede Globo (onde ele era o personagem “Festa”). A chegada de Mion na emissora musical, e principalmente, nos “Piores Clipes do Mundo”, fez com que o programa ganhasse um ar mais escrachado, se tornando um dos melhores programas da emissora musical até hoje.

   Nos anos de 99 e 2000, o programa tinha 30 minutos. No começo, o programa apenas exibia os trechos dos clipes, depois começaram a colocar notinhas desagradáveis durante os vídeos (em menção ao extinto “Data Clipe”, também da MTV, que passava informações sobre o clipe exibido).

   Na chamada “Fase Mion” do programa, que durou entre 2000 e 2001, alguns quadros foram colocados. Dentre eles, o “Pérola Videoclíptica”, em que Mion munido de um cavalinho de pau (Pé-de-Pano) ou de um elefante (Fante) mostrava os mínimos dos mínimos detalhes de um videoclipe: um objeto caindo, alguém que aparece do nada, alguém que cai, que faz algo escroto e por aí vai. Mion esmiuçava tudo, tudinho mesmo!!! Também tinha o “Micón”, onde ele imitava, com perfeição, um clipe na íntegra. Na tela, via-se o clipe original de um lado e a imitação dele do outro, sempre com um quê de Mion, que fazia toda a diferença. Um outro quadro do programa era o “TSBSAVPTDC”, ou seja, o “Tradução Simultânea Buscando Sempre a Verdade Por Trás do Clipes”, onde Mion “traduzia” os clipes em inglês à sua maneira, bem como ele fazia o inverso, mostrando como seria um clipe brasileiro em inglês. A audiência também participava do programa quando participava do quadro “Clipes Caseiros”, onde os telespectadores mandavam seus clipes para a avaliação do Mion.

 Esse é um "Micon" que eles fizeram do "Jackson 5". Saca só!


   A “Fase Mion” teve suas peculiaridades. Como não lembrar de Cidão? O famoso assistente de Marcos Mion, que sempre participava das peripécias do apresentador no programa? E o melhor: como esquecer do clipe “Japa Girl”, do Supla? Que volta e meia, Mion dava um jeito de encaixar no programa, seja lá qual era o tema da semana. rs! #épico

   Em 2001, o programa passou a ter 1 hora de duração e foi o último ano com Marcos Mion, que deixava a MTV para ir para a Rede Bandeirantes comandar o (fiasco) “Descontrole”. Em 2002, João Gordo fora escalado para comandar o “Piores”, tendo a companhia do Ferrugem e trazendo uma linguagem mais “hardcore”. Na época, o programa trouxe algumas novidades como o “Clipe Clichê”, que comparava a cena dos clipes ruins com outros semelhantes, o “Clipe Tortura” que antes e depois do intervalo mostrava uma determinada cena do clipe repetidamente, a “Maldição da Mão Amarela” que destruía o clipe ruim de diversas formas e o “Ombudsman”, onde o próprio artista via seus momentos na MTV com o Gordo no estúdio. Dizem que com João Gordo no comando, o programa havia se tornado uma extensão do “Gordo a Go-Go” (o programa de entrevistas que ele já comandava na emissora musical), o que fez com que o “Piores Clipes do Mundo” fosse extinto naquele mesmo ano.

 Olhaí o Gordo no comando do "Piores" com a participação de Deborah Blando.


   Com a volta de Marcos Mion para a MTV no ano de 2004, ele comandou outros projetos na emissora, mas o espírito dos “Piores Clipes” voltaria com força (embora ele tenha levado suas experiências no “Piores” para a Band na época) com a estreia do “Descarga MTV” em 2008, onde ele voltava a esculachar os clipes. Dessa vez, com a companhia do Mionzinho, o sósia “mudo” do Mion que está com ele até hoje. O “Descarga” ficou no ar até 2009, quando Marcos Mion deixou a emissora musical novamente para comandar o “Legendários” na Rede Record, onde hoje se vê no quadro “Vale a Pena Ver Direito” (que por sinal, é o de maior sucesso do programa) mais uma vez, o estilo do “Piores Clipes do Mundo”.

    O “Piores Clipes” marcou um dos tempos áureos da MTV. Com eles, o mercado musical (e videoclíptico, principalmente) nunca mais foi o mesmo. As análises de Mion eram muito perspicazes (e ainda são, na Record), mas era muito engraçado reparar naqueles mínimíssimos detalhes que davam todas as condições para considerar aquele videoclipe um verdadeiro lixo! “Piores Clipes do Mundo”, definitivamente, marcou época e faz falta hoje em dia na MTV Brasil. #SalvePapito!

   
   Fiquem agora com o CLÁSSICO do Piores Clipes do Mundo: “Green Hair (Japa Girl)” do Supla! (todos faz a coreografia style do refrão... rs!) =P

Um comentário: