domingo, 10 de janeiro de 2016

RG INDICA #60: LEITURA DINÂMICA

Revista eletrônica da RedeTV! mostra que existe vida para programas desse gênero além dos domingos.

No ar desde 1999, "Leitura Dinâmica" é uma interessante revista eletrônica da RedeTV!

Quando se fala em revista eletrônica na TV aberta brasileira, dois nomes são rapidamente lembrados: o tradicional “Fantástico”, na Rede Globo, e seu concorrente, o “Domingo Espetacular”, da Rede Record. Ambos exibidos semanalmente, dá-se a ligeira impressão que a lista termina por aí e é possível até imaginar que só os domingos oferecem esse tipo de atração. Mas existe mais um programa desse gênero que é pouco mencionado, mas que cumpre muito bem sua tarefa de entreter e informar ao mesmo tempo, e ainda por cima, diariamente, de segunda à sexta. Estamos falando do “Leitura Dinâmica”, exibido nos fins de noite da RedeTV!.

A história do jornalístico começa em 21 de novembro de 1999, um domingo, pois no início, o “Leitura Dinâmica” também era semanal e era apresentado por Milton Jung, que também era locutor esportivo da RedeTV! na época. Além de Jung, o programa também tinha a participação do jornalista Daniel Piza, que tinha uma coluna de crítica e análise de revistas.

Em outubro de 2001, a boa aceitação do público fez com que a emissora paulista transformasse o semanal em diário que, por ventura, teve que reforçar a equipe de produção e edição. Na apresentação, assumia agora Rita Lisauskas. Também já foram âncoras do “Leitura Dinâmica” as jornalistas Cláudia Barthel, Renata Maranhão e, atualmente, é comandado por Érica Reis desde dezembro de 2012.

Érica Reis é a apresentadora titular do "Leitura Dinâmica" desde 2012.

A revista eletrônica teve uma edição matutina entre junho de 2008 e outubro de 2012. Nestes quatro anos, o “Leitura Dinâmica – Primeira Edição” teve como âncoras Cristina Lyra, Cláudia Barthel e o jornalista Eduardo Campos, que chegou a comandar também a versão noturna com a própria Érica Reis em 2014, formando uma dupla de apresentadores.

Com cenário virtual produzido por recursos gráficos de última geração e olhar diferenciado para o jornalismo, o “Leitura...” mostra as principais notícias do dia, com muitos destaques para o cenário cultural. Através de uma linguagem mais descontraída e atraente para o telespectador, a audiência do programa às vezes chega a ser maior que o principal telejornal da casa: o “RedeTV! News”. Sendo um dos poucos programas que se mantém no ar desde que a RedeTV! foi inaugurada em 1999, o “Leitura Dinâmica” é exibido de segunda à sexta, às 0h05.

Nenhum comentário:

Postar um comentário